pacientes de manaus

Maioria dos pacientes do Regional voltam para Amazonas nesta quarta-feira

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Hospital Regional (Divulgação)
De malas quase prontas, João de Souza espera voltar para Manaus e acabar com a saudade da esposa

Matéria atualizada em 15 de fevereiro de 2021, às 17h51min

Um voo que parte de Santa Maria nesta quarta-feira tem a missão de levar os pacientes de Manaus de volta para casa. Doze deles já estão com alta hospitalar, sendo que nove estão com a passagem garantida, conforme o Governo do Estado. Eles chegaram na cidade em 2 de fevereiro a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros três pacientes seguem internados em unidades intensivas no Hospital Regional.

Leia também:

'Vidas que precisam de Santa Maria', diz enfermeiro santa-mariense que viajou com manauaras

Com o retorno desses 12 pacientes de Manaus na quarta-feira, o Rio Grande do Sul atinge o número de 33 pacientes do Norte do país acolhidos e tratados no Estado e que já voltaram aos seus estados de origem. No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes - 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), os voos de volta são comerciais. Os horários das partidas ainda não estão definidos.

Um dos pacientes que veio a Santa Maria foi o pastor João de Souza, 58 anos. Nesta segunda-feira, ele acordou animado para arrumar as malas e voltar para casa.

- Ganhei até uns perfumes aqui do pessoal da enfermagem. Não tenho palavras para retribuir a forma como fui tratado, uma excelência. Os gaúchos são amáveis, dedicados, carinhosos e hospitaleiros - afirmou Souza à assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

10.419 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Na estadia, ele se reconheceu saudoso da esposa, das brincadeiras de carrinho com o neto de quatro anos e do caldo de peixe tambaqui, que ele mesmo promete preparar tão logo chegue em casa.

- A alta desse grupo é resultado de muito trabalho. Preparamos uma ala de tratamento intensivo exclusiva para atendê-los, mas nunca deixamos de lado os pacientes aqui do Estado, da nossa região e até de fora dela - explicou o diretor técnico do Regional, Mery Martins Neto.

Relembre a chegada dos pacientes na cidade no vídeo abaixo: 


Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, há 14 que ainda não tiveram alta e estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas. Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada, mas aguardam a disponibilidade de um avião equipado com UTI para levá-los de volta. Eles irão precisar do suporte porque, apesar de já terem alta hospitalar, ainda não têm a alta clínica, ou seja, seguem o tratamento em casa. Como há risco de intercorrência respiratória por conta da pressurização durante o voo, há necessidade de uma aeronave equipada com UTI para o transporte.

*Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com aumento de casos, Dilermando de Aguiar restringe circulação em espaços públicos Anterior

Com aumento de casos, Dilermando de Aguiar restringe circulação em espaços públicos

Próximo

10.419 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Saúde